quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Dia Que Orson Welles "Trollou" os EUA

The War of Worlds - H. G. Wells
Herbert George Wells, um dos precursores da literatura de ficção científica, é o autor da obra A Guerra dos Mundos, publicado em 1898 e que teve algumas versões cinematográficas, sendo a mais recente de 2005 dirigida por Steven Spielberg, tendo no elenco Tom Cruise, Tim Robbins e Dakota Fanning.

Steven Spielberg, Dakota Fanning e Tom Cruise

No final da década de 30, Orson Welles dirigia, produzia e adaptava obras literárias para o rádio que eram transmitidas pela CBS (Columbia Broadcasting System). Essas dramatizações radiofônicas eram semanais e utilizavam atores do Mercury Theatre. Uma dessas adaptações foi exatamente a obra citada de H.G. Wells, A Guerra dos Mundos.
Mercury Theatre - Orson Wells
A encenação foi feita em cima da programação musical normal da rádio, e contava com interrupções para notícias de última hora anunciando "a invasão dos marcianos", com direito a efeitos da equipe de áudio e interpretações dramáticas dos atores.
Alguns desses alienígenas chegaram a gravar Disco (Voador)

A trollagem que deixou Sérgio Mallandro, Silvio Santos e João Kleber pasmos, foi tão bem feita que fez as pessoas abandonarem suas casas e fugirem para outras cidades. Esse alvoroço que o até então desconhecido Orson Wells provocou nos ouvintes foi noticiada nas principais mídias da época, tornando o jovem diretor mundialmente famoso e de quebra ainda mostrou a forte influência do Rádio. Alguns especialistas de comunicação consideram essa transmissão como a que mais marcou a história da mídia no século 20.

Woody Allen, genialmente mostrou a trollagem do Wells no filme Radio Days, já comentado aqui no Urubservando.

Em 1971, a equipe da rádio e tv Difusora de São Luís do Maranhão, adaptaram e transmitiram a "pegadinha". O resultado foi o fechamento da rádio pelo Exército.
Manoel Pereira - Diretor Técnico da Rádio Difusora
(Foto: Douglas Junior/G1)
Ouçam o podcast original da adaptação muito bem produzida pela equipe da rádio Difusora:



Agnaldo Timóteo se revoltou ao saber que estava na 24º posição e respondeu: "Eu Não, Eu Não Estou na 24º Posição Não!!!"  :P

Fontes:
youtube.com/user/diler2006

O David Furtado fez um excelente artigo sobre o fato:
davidlfurtado.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Recado!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...